terça-feira, 3 de maio de 2011

Socorro! O calor foi embora, e agora?

Pergunto para vocês; como manter uma alimentação saudável sem o calor do verão?!

A resposta que encontrei (não só para esta, mas para muitas perguntas na minha vida) foi: IMAGINAÇÃO.

Só para não esquecer da minha sábia orientadora, aí vai a “Gota de sabedoria da Heloísa” de hoje:
  • Mudou a estação, mudou a alimentação.

Trocando em miúdos; não tente continuar baseando sua alimentação em salada crua e sanduiche natural no frio que a tendência a se achar infeliz e, num piscar de olhos, se atirar no mundo morninho, molinho e docinho das delícias engordantes de inverno é muito grande. Isso não é achismo, é fato e minhas últimas pesagens são a prova…

Agora as táticas de guerra que estou aplicando hehehehe

Primeira coisa foi tirar as frutas da geladeira e coloca-las artisticamente bem distribuídas numa travessa na altura do meu olho. Hummm estamos na época de caqui… amo caqui.

salada crua deu lugar para a cozida e o que não é consumido cozido eu “aqueço” com um caldinho de feijão amigo (achou nojento? Tudo bem, mas eu vou continuar consumindo legumes no inverno).

E claro não podemos deixar de esquecer a estrela da estação que é a SOPA! Sim é lugar comum, ninguém tá tentando ser inédito aqui o lance é peso ideal.

Sopa dá trabalho. Depende; eu comprou aqueles pacotes que os legumes vem cortados e embalados a vácuo, sabe? Sopão light 500gr, acrescento folhas (que já compro lavadinhas), tomate, pimentão, um caldo de legumes 0% gordura, orégano, magerona, manjericão e por aí vai. (se não colocar batata e cenoura a sopa de legumes é zero pontos)

Ah, mas sopa de legumes tem sempre o mesmo gosto e se enjoa fácil. De novo… IMAGINAÇÃO!!!! Separa a sopa em porções, no 1º dia consome ela conforme foi feita, no 2º cozinha um ovinho dentro, no 3º bate no liquidificador e terás um creme de legumes.

Outra sugestão de sopa, essa é bem reforçada e para dias bem frios.
Cozinha um batata média descascada com água suficiente para o cozimento e uma folha de louro, quanto tiver macia desliga o fogo e coloca 1/2 maço de agrião – ou menos se não gostar de bem forte -  e abafa um pouco, tira a folha do louro e bate tudo no liquidificador. Fica um espetáculo. (2 pontos)

Essa última sugestão é no último do último caso, naquele dia que não se tem tempo, nem sopinha pronta na geladeira e se tem fome. Sopa de caneca da Goodlight, essa da foto de mandioquinha com cenoura é bem saborosa e para quem é do Vigilantes é zero pontos, mas essas coisas prontas tem muito sódio. Quem quiser saber mais sobre essa linha de produtos olha aqui.

image

Tem um alimento que é muito difícil eu abandonar que é o iogurte. A solução alternativa que dei foi tirar do refrigerador assim que acordo antes de entrar no banho, daí quando chego a tomar já não está tão apavorantemente gelado.

Ainda tem mais uma coisa bem importante. Quase que automaticamente diminuímos a quantidade de água que tomamos quando o frio chega. A minha água também já veio morar fora do refrigerador e para garantir a quantidade necessária (pelo menos 6 copos por dia) tenho várias garrafinhas de 500ml cheias para saber o quanto já tomei, tenho em casa e no trabalho também.

Outra coisa comum é trocarmos a água por chá ou outro líquido mais morno. Então vou transcrever um diálogo entre a Heloísa (minha orientadora do VP) e uma colega do meu grupo.

Colega: – Heloisa, da quantidade de água do dia pode ser uma parte de chá, café e chimarrão né?
Heloísa: – Tu toma banho com chá?
Colega:  - Não.
Heloísa: – Tu lava teu carro com chimarrão?
Colega:  - Não.
Heloísa: – Tu usa água para isso, porque é a água que limpa. E é por isso que a quantidade mínima no dia não pode ser substituída.
Hehehe adoro ela!

Post gigante… Era isso.
Bjokas!

3 comentários:

  1. Adorei refletir sobre a diferença na nossa alimentação...tudo muda mesmo né...ah, fantástica tua orientadora...nunca mais vou esquecer disso...kkkk ah, vou falar isso pra convencer meu sogro q só toma chimarrão e teima q toma bastante água por isso....bjocas e força!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Até deu vontade de comer sopa de legumes! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Aiiiiii amiga, o q eu faço? Eu ñ gosto d sopa??? Putz, inverno sem sopa fica bem difícil?!!! Essas d canequinha d vez em qdo pode né?
    E o caldinho d feijão é muito bom, me destes uma baita idéia p comer as verduras e os legumes q ñ gosto...
    Ahh, e muito bom saber q ñ posso substituir a água por chimas ou chá, cada um no seu lugar huahuahua

    ResponderExcluir