sábado, 14 de maio de 2011

Jornal Pessoal em Scrap

Esse é um post misto! Consegui juntar as duas grande vocações (claro que não consigo me prender só a elas) do meu blog; scrapbooking e minha reeducação alimentar do vigilantes do peso.

Entenda o caso.

A idéia de fazer esta caderneta surgiu quando vi o Caderno “Técnicas de Scrap” no blog Scrap da Paty (aqui)  que ela fez durante o workshop virtual que participamos.

Primeiro vou descrever o scrap e depois  o que diz respeito a parte do meu programa de reeducação alimentar, numa tentativa de não confundir ninguém.

Usei o mesmo tipo de encadernação do diário de viagem (aqui). O papel decorado não tinha a marca e só sei que vinha em bloco e comprei bem baratinho na Paper Blue, foi lá também que comprei a cartela de adesivos Diet da 7gypsies; inclusive aproveitei muito pouco, porque metade dos adesivos era “engraçadinho” do tipo: A balanced diet is a cookie in each hand. Disso para pior!

Coloquei dois bolsos no final da caderneta; um de papel e um de plástico que fiz aproveitando uma pasta L que se compra em papelarias comuns. O miolo é papel ofício 75gr, porque é impresso com o jornal pessoal. As argolas articuláveis permitem que eu troque o miolo a medida que uso as folha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
 OLYMPUS DIGITAL CAMERA
 OLYMPUS DIGITAL CAMERA


Agora vamos falar sobre Jornal Pessoal.

Uma das recomendações para quem segue o programa do Vigilantes do Peso, e outras formas de reeducação alimentar, é anotar tudo que come durante o dia. Qual o objetivo? Provocar a consciência da quantidade e da qualidade do que comemos.

Experimente, mesmo que você esteja com o peso normal, a anotar tudo que consome num dia ou durante um semana e veja se você não vai se admirar. Principalmente naquele dia que você diz: – Não comi nada hoje, só belisquei. No fim das contas você comeu um monte sem ter consciência disso. Esse é o principal objetivo de mantermos um jornal pessoal.

Outro objetivo é termos um histórico de alimentação, ali sabemos se estamos repetindo sempre a mesma alimentação ou quando foi que comemos aquela deliciosa fatia de torta pela última vez.

Rotina de vida ajuda no emagrecimento, mas mesmice alimentar atrapalha. É a “ Gota de Sabedoria da Heloísa” desse post. Lembre disso quando não agüentar mais comer barra de cereal hehehe Daí olha no seu “diário” de alimentação e vai estar lá recorrentemente a dita barrinha.

Pois bem eu resolvi personalizar o meu, precisava que ele fosse maior (a minha caderneta ficou 13x18cm), que tivesse espaço para mais refeições, espaços para anotações como o meu objetivo naquela semana e meu ânimo do dia – ambas recomendações da minha super orientadora Heloísa –, local para anotar o resultado obtido na semana e os exercícios praticados. Penei um pouco, até por não ter um software adequado, mas no fim acho que ficou passável.

Decidi então, depois de muita pesquisa para descobrir como colocar arquivo para baixar, deixar disponível para quem quiser usar a minha versão do jornal pessoal. Só peço que usem com sabedoria e para um melhor aproveitamento sigam as instruções:
  • Foi feito para imprimir frente e verso;
  • O arquivo tem 4 páginas. As 2 primeiras são da capa da semana e as restantes do dia-a-dia;
  • Se imprimir 1x frente e verso a pág. 1 e 2 e 7x (tb frente e verso) as pág. 3 e 4 você terá jornal para 2 semanas;
  • Eu cortei as margens com guilhotina porque fiz a encadernação das fotos, mas fica a critério de cada um. Pode cortar ao meio e grampear ou mandar colocar espiral… como queira
Basta clicar no botão abaixo (assim espero). Perdi o arquivo infelizmente, qdo fizer um novo atualizo
button

Para quem realmente não tem a mínima paciência para nada disso pode comprar um caderneta em qualquer papelaria e fazer as anotações ali ou usar o Jornal Pessoal padrão disponível para download o site do VP e que eu acho que consegui trazer o link para cá. O importante para quem está seguindo o programa é não deixar de anotar, não deixar de refletir sobre o que estar colocando na boca. Lembre do que sua mãe diria: – Não! Isso é cacaca, não é para por na boca. hehehe




Era isso.
Bjokas.

6 comentários:

  1. Legal...baixei pra guardar...logo pretendo perder meus 10 quilos adquiridos em 10 anos...e sempre gostei de dieta dos pontos...acho q é a maneira mais fácil pra mim...ficou lindo...bjinho

    ResponderExcluir
  2. Bah muito legal!!!! e ficou lindo o scrap!!
    Obrigada pela visita em meu blog.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi flor te achei por um acaso acredita?? Rrsrs
    Também estou fazendo VP e amando. Fiz também meu caderno pessoal de anotações depois vou postar. Amei seu cantinho!! Depois venha me conhecer tá? Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Tentei baixar seu arquivo, mas não está mais disponivel, vc faz pra vender esse Jornal Pessoal? Ou pode me mandar o arquivi?

    ResponderExcluir
  5. Olá querida,
    Estou seguindo o programa vigilantes do peso. Hoje sou uma vigilante do meu peso, eliminei 9kg e não pretendo encontrá-los nunca mais. Estou muito feliz e linda!!! Já estou em fase da manutenção mas, como na semana que passou tive muitas festinhas no trabalho e vizinhznças e nesta foi o São João e aqui no nordeste, sabe como é... muita comida e muito licor.... Também tem muito forró para gerar propontos ativos(rsrsrsrs, fiquei um pouco descontrolada. Voltei a cuidar do que como. Gostei muito do seu modelo de jornal diário mas não consegui baixar. Sempre dá error. Vc poderia me enviar via email? Preciso muito.

    ResponderExcluir
  6. Não conegui baixar nenhum dos dois arquios, poderia por gentileza enviar para o meu email, Mt obrigada, Amei o seu Blog, estarei aqui diariamente. Obrigada, Bjs,
    josymoura25@bol.com.br

    ResponderExcluir